terça-feira, 13 de abril de 2010

Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais importantes para a gestão de marketing, e como tal também deve estar presente no ramo esportivo.
Não me refiro àquelas pesquisas que tentam estimar o percentual de torcedores de cada clube, pois muitas delas são tendenciosas em função da metodologia utilizada e/ou da “credibilidade” de alguns institutos.
Aliás, assim como o marketing vem sendo vulgarizado http://halfen-mktsport.blogspot.com/2009/12/vulgarizacao-do-marketing.html, as pesquisas de mercado também sofrem com esse “fenômeno”. Institutos sem a menor capacidade acabam sendo contratados apenas por praticarem preço mais acessível. O mais grave é que quem contrata tal tipo de fornecedor também nada entende do assunto, o que prejudica a formatação e a interpretação da pesquisa.
A importância da pesquisa se faz muito presente em corporações onde a gestão estratégica de marketing seja valorizada,  essa deve contemplar o conceito STP (Segmenting, Targeting, Positioning), cujo passo inicial é a segmentação dos clientes obtida através de pesquisas de mercado.

Dentre as segmentações possíveis, destaco:
Demográfica (faixa etária, sexo, estado civil, nacionalidade, naturalidade e raça).
Sócio-econômica (classe social, renda, escolaridade e ocupação profissional).
Geográfica (bairros, cidades, estados e países).
Psicográfica (estilo de vida).
Comportamental (atitudes em relação a certos produtos e serviços).

A etapa de segmentação, apesar de imprescindível, não é suficiente para a conclusão do trabalho de gestão estratégica de marketing, pois dados são coletâneas de fatos brutos, enquanto que informações representam a organização desses fatos.
O que quero dizer é que o tratamento desses dados deve servir como base para um trabalho de definição do público-alvo e posicionamento.
Tais definições são vitais tanto para projetos que visem o aumento da base de torcedores de clubes e fãs de esportes, como também para auxiliar a busca por patrocinadores.

Aqui vale narrar o case do Frigorífico Chapecó, que ao identificar que a grande maioria dos donos de padarias de São Paulo - um dos seus principais canais de distribuição -  torcia pela Portuguesa de Desportos, patrocinou o clube e conseguiu uma ótima penetração naquele segmento.



Outra situação interessante foi detectada numa pesquisa feita pela TNS Sport em 2008 com proprietários de telefone celular de todo o Brasil. Nela identificou-se que 19,3% dos torcedores do São Paulo compravam aparelho LG, enquanto que a média dessa marca junto às demais torcidas era de 13,9%. Tais números certamente foram reflexos do patrocínio da LG ao clube desde 2001(o contrato foi encerrado em 2009) e que, curiosamente, tinha como objetivo primário utilizar o esporte para construção de sua marca no país.

Não sei ao certo se as iniciativas de patrocínio narradas acima foram baseadas em pesquisas formais de mercado, o que sei é que o conceito STP (Segmenting, Targeting, Positioning), que considero indispensável para uma eficaz gestão de marketing, é ausente até em algumas empresas de grande porte no Brasil, o que me leva a crer que poucos clubes e confederações o adotem.


4 comentários:

  1. Grande Idel! A partir de agora estarei participando do seu Blog. Um flamenguista fiscalizando um tricolor!!!
    Abs.
    Chico Lins

    ResponderExcluir
  2. Fala Chico!

    Será um prazer! Tenho assistido seus comentários no Futsal da Sportv, estão muito legais.

    Um abraço

    Idel

    ResponderExcluir
  3. O seu post é uma evidência clara do quão importante é a Pesquisa de Mercado!
    Toda a referência feita sobre a segmentação também é de grande valia, esse é um erro muito cometido por empresas que contratam um serviço de pouca qualidade ou que optam por fazê-lo por conta própria. Fazer a Pesquisa de Mercado sem contratar tal serviço é possível, desde que ela seja feita da maneira correta, com todos os passos seguidos e com o auxílio de um pouco de pesquisa no assunto, como o post referido.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Soraya
    Muito obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir