terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O último romântico

O Barcelona resistiu durante 111 anos à tentação de não comercializar publicidade em sua camisa, até que capitulou diante de uma proposta da Qatar Foundation, que ofereceu 30 milhões de Euros anuais para ostentar sua marca durante 5 anos, mais 15 milhões de Euros por direitos comerciais na temporada 2010/2011 e 5 milhões em prêmios por performance.
Até então, a UNICEF era a marca que aparecia na camisa da equipe catalã, porém sem despender nenhuma quantia, ou seja, era uma forma do Barcelona ajudar filantropicamente à instituição, que deverá continuar compartilhando o espaço com a Qatar Foundation.
Aliás, um dos motivos que levou o Barcelona a negociar com a Qatar Foundation, além de suas dívidas de cerca de 400 milhões de Euros, foi o fato dessa instituição não ter fins lucrativos e atuar na área de ensino e pesquisa.

Ranking dos clubes europeus - Patrocínio em camisas - 2010/11
Dados Futebol Finance

* A Autonomy patrocina o Tottenham na Premier League enquanto a Investec patrocina nos jogos da UEFA e taças inglesas.

Ranking das principais ligas européias - Patrocínio em camisas - 2010/11
Dados Futebol Finance

- Valores em Euros
- Esse quadro não considera o patrocínio do Barcelona, se assim o fizesse, a La Liga passaria a ser a 3a colocada em receitas advindas do patrocínio nas camisas.

Com essa decisão do Barcelona, as atenções nesse quesito se voltam para as quatro ligas profissionais dos EUA (NFL – Football, MLB – Baseball, NBA –Basquetebol e NHL – Hockey), que ainda mantém a política de não permitir nomes ou logos do patrocinador.
Para essas ligas tão importante quanto a tradição é o cuidado com a estética e o branding.
Alegam que o uniforme da equipe é um sinônimo de identidade, e que os torcedores de equipes tradicionais deixariam de comprar produtos, caso esses viessem com a logo dos patrocinadores.
São argumentos extremamente válidos, porém não sei até que ponto conseguirão se sustentar num cenário onde os aspectos econômicos passam a ser fundamentais para o bom desempenho das equipes, o que consequentemente é fator de extrema importância para o aumento de receitas.


2 comentários:

  1. Caro Idel,
    Aproveito o espaço para manifestar minha satisfação e parabenizá-lo pela sua nomeação para a vice presidência de marketing. Além de você, conheço, e também muito considero, o vice jurídico, Carlos Eduardo Cardoso.
    Desejo sorte e todo o sucesso nessa nova empreitada.
    Grande Abraço,
    Luiz Eduardo de Ipanema Moreira

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  2. Grande Ipanema
    Muito obrigado pelas palavras.
    Forte abraço

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