terça-feira, 24 de maio de 2011

O conceito das lojas conceito



Também conhecida como “flagship store”, a loja conceito é uma modalidade de varejo que serve como uma espécie de showroom e permite ao cliente conhecer toda linha de produtos de uma marca.
Tais lojas começaram a aparecer no final da década de 90 na Europa, onde os varejistas, além da comercialização de produtos, agregaram outras atividades no ponto de venda.
Uma das justificativas para o surgimento desse conceito diz respeito ao crescimento do comércio eletrônico pela internet, que usualmente afasta os consumidores das lojas físicas.
Com isso, as marcas buscaram a alternativa das lojas conceito como forma de envolver o cliente na experiência de compra.
Essas lojas costumam apresentar características inovadoras que tentam demonstrar toda a cultura da marca, deixando, muitas vezes, o aspecto comercial como mero complemento da operação.

Marcas como National Geographic, Havaianas e Samsung, por exemplo, aderiram a esse tipo de varejo, onde apresentam decorações diferenciadas, aromas distintos, serviços de alimentação e a oportunidade de conhecer sobre seus produtos.

No segmento esportivo, adidas e Nike destacam-se com lojas nesse formato.
A fornecedora de material esportivo do Fluminense tem mais de duas mil lojas conceito, cerca de 40% na China, visto que a empresa tem como norma abrir tais lojas em cidades com população superior a 1 milhão de habitantes.
Normalmente o percentual de vendas de calçados em lojas de material esportivo gira entre 70 e 80%, já nas lojas conceito da adidas, o percentual de têxtil alcança 50%, o que denota claramente a influência desse tipo de loja na composição do mix de vendas.

As lojas da Nike – Nike Towns - têm ambientes tematizados, que passam ao cliente o máximo de informações sobre esportes, produtos e esportistas patrocinados pela empresa.
Ao contrário do que se imagina, os preços praticados nessas lojas não costumam ser menores dos que os praticados por outros varejistas, entretanto a extensa variedade de produtos permite ao consumidor conhecer toda a linha de produtos, o que seria proibitivo em qualquer outra loja, visto o alto custo de estoque envolvido e a limitação física de espaço.
Uma NikeTown chega a expor 1200 diferentes itens e as vendas de vestuário atingem 60% do mix.
As lojas conceito trazem também como vantagem, a possibilidade de servirem como teste piloto de produtos antes dos mesmos terem uma distribuição mais abrangente.

Outra loja que vale ser citada é a da Bloomington, especializada em esportes de aventura, que ocupa 67.000 metros quadrados e disponibiliza uma parede de 55 metros para escalada, além de uma pista de mais de 1 km, onde se testam bicicletas e esquis de cross country.

No futebol, vale citar o modelo das lojas do São Paulo, a SAO Store, que associada a Reebok pode ser considerada um benchmarking para clubes de futebol.
Essa loja propicia a oportunidade de trabalhar a marca do clube e planejar ações voltadas aos públicos que se pretende atingir - nesse caso trabalham iniciativas voltadas às crianças, linhas exclusivas para o público feminino e produtos voltados à população com maior poder de compra.

Por fim, há que se ter em mente que muitas vezes o retorno de uma loja conceito pode não justificar o investimento pelos aspectos estritamente financeiros, isso se considerarmos apenas os resultados daquela unidade, entretanto, não pode ser esquecido que a divulgação da marca e o maior conhecimento do produto influenciam sobremaneira as vendas dos produtos em outros pontos de venda, o que faz com que esse tipo de varejo seja extremamente benéfico  e complementar para o negócio como um todo.


2 comentários:

  1. E quando teremos esse conceito no Flu Ilden? Por que não se faz uma parceria com a Adidas, construindo uma Mega Loja no muro da Pinheiro Machado, melhorando enormemento o visual da nossa sede por aquele lado e dando opção de compras de mais produtos do Flu (e outros serviços)? Eles poderiam suportar o custo da construção pelo trespasse do espaço e explorá-lo por um período pré-acordado. Precisamos disso amigo.

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  2. Caro Roberto
    Obrigado pelo comentário.
    Não faz parte do conceito do blog comentar assuntos ligados ao Fluminense, porém pelo fato de sua dúvida ser pertinente ao tema do artigo, tentarei explicar.
    Compartilho de sua ideia, acho que será importantíssimo esse tipo de ação no clube.
    Entretanto, vale ressaltar que existem no momento algumas restrições, inclusive legais, que impedem a construção de uma loja em parceria com a adidas no espaço citado.
    Além disso, para se ter uma loja conceito é necessário desenvolver um mix de produtos adequados aos objetivos do empreendimento, o que adianto, está sendo desenvolvido.
    ST

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