terça-feira, 29 de outubro de 2013

Evian


Entre todas as categorias de bebidas, a de água, talvez, seja a mais difícil de criar um posicionamento, até porque, a diferenciação de seu sabor é algo quase que intangível para a maioria das pessoas.
No entanto, mesmo diante de toda essa dificuldade, a marca Evian é percebida por seus consumidores como um produto de sabor diferenciado.
A construção dessa percepção se deu através da associação do produto a conceitos como:
  • Pureza: A chuva e a neve dos Alpes Franceses formam a água que é filtrada naturalmente através de uma camada de areia glacial em um processo que dura aproximadamente 15 anos. 
  • Promessa de rejuvenescimento: Além de “lendas” que narram prescrições médicas do produto, a empresa desenvolve campanhas que auxiliam no fortalecimento dessa característica, tal como o filme publicitário “Live Young”. Nesse contexto, a marca estende sua linha com produtos como o Evian Spray Water.
  • Sofisticação: Ações como a criação de um imã de geladeira que permite a encomenda da água por wifi corroboram na construção desse conceito, que se solidifica com embalagens especiais desenhadas por artistas e com o patrocínio esportivo.
Entre as iniciativas nesse segmento estão:

Ter o naming right do 5º maior torneio de Golfe Feminino no mundo, o Evian Masters Golf Club.


Ser um dos patrocinadores do Torneio de Tênis de Wimbledon, onde além de ser a água oficial dos tenistas, consegue ativar o patrocínio com ações em redes sociais.

Em 2013 criou um dispositivo www.wimbledonwiggle.com para onde os fãs enviavam seus vídeos simulando o “wiggle”, movimento feito pelos jogadores quando se preparam para receber o serviço (saque).

Um júri escolhia o vencedor, que recebia como prêmio dois bilhetes premium.



Ainda no Tênis, utilizam a jogadora Maria Sharapova como embaixadora da marca.

A Evian é, sem dúvida, um excelente exemplo de como o esporte é fundamental para a construção e fortalecimento de uma marca e dos conceitos a ela associados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário