terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Os atletas e as causas sociais



A utilização de atletas consagrados para o endosso de produtos tem sido uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas, afinal de contas, trata-se de um vencedor e para chegar nesse nível é fundamental fazer boas escolhas. 
Evidentemente, a responsabilidade desses atletas também aumenta quando atingem a posição de ídolos e protagonistas de suas modalidades, já que passam a ser, mesmo que involuntariamente, exemplos e modelos de comportamento, o que não é tão fácil, já que como seres humanos são sujeitos a deslizes e tentações. 
E o pior, quando pegos em falhas, mesmo que não tão graves como doping e assassinatos, são muitas vezes “linchados” pela imprensa e opinião pública. 

Faz parte do sucesso, infelizmente. 

Claro que uma reação de destempero, muito comum no meio esportivo é ruim, no entanto, essas muitas vezes têm sua repercussão amplificada de forma desproporcional, ao passo que outras, como o fato de certas personalidades não usarem seus prestígios e popularidades em defesa de causas sociais é ignorado solenemente. 

Custa a crer que alguns ídolos do esporte não tenham ciência do tamanho de suas influências, que são personagens globalizados e que detêm a capacidade de atingirem todas as classes sociais, culturas, religiões, etnias e faixas etárias. 
Nem entro na discussão sobre o grau de preocupação com certas causas por parte desses atletas de sucesso, pode até ser que não possuam a devida consciência social, mas penso que, mesmo como forma de causarem um impacto positivo para eles, valeria emprestar sua imagem para a defesa de alguma causa. 
Enfim, creio que independente da motivação ou do tipo de causa a ser encampado, o mais importante é o engajamento daquele que chegou àquele estágio de sucesso graças, entre outras coisas, ao dom recebido. 

Felizmente, há bastante bons exemplos nesse sentido, entre os quais podem ser citados: 

  • The Didier Drogba Foundation – do atacante da Costa do Marfim que, além de focar o incentivo à prática esportiva, auxilia no combate à pobreza e erradicação de de doenças. 
  • Ali Center – do maior pugilista de todos os tempos, Muhammad Ali, que lutou ferozmente contra a segregação racial, e cuja instituição incentiva o desenvolvimento de pesquisas nas áreas da saúde e educação. 
  • Fundacion Leo Messi – do jogador Lionel Messi voltada aos projetos de educação e inclusão social. 
  • Serena Williams Foundation – da tenista #1 do mundo, que apoia famílias vítimas de violência doméstica e jovens sem acesso à educação. 
Recentemente, a tenista promoveu em Miami, uma corrida na qual ela e sua irmã Venus participaram, cuja arrecadação da prova foi toda revertida para a fundação. 
Uma iniciativa bastante interessante, pois deu a oportunidade de pessoas estarem ao lado da tenista num evento esportivo, mesmo não sendo a modalidade que a consagrou, e cujos recursos empenhados foram voltados a uma causa social. 

São muitas as iniciativas nesse sentido, porém, poderiam ser muito mais, afinal:

"Quando a desigualdade nāo é resultado de fatores meritocráticos, ela é extremamente prejudicial à sociedade" - Thomas Piketty




Nenhum comentário:

Postar um comentário