terça-feira, 21 de abril de 2015

Marcas esportivas no triathlon

Similarmente ao que fez com o tênis, a Jambo Sport Business desenvolveu um estudo sobre as marcas mais utilizadas pelos principais triatletas do mundo na distância olímpica.
Apesar da modalidade exigir uma grande quantidade de equipamentos, tais como óculos de natação, roupa de borracha, capacete, óculos de ciclismo, sapatilha e trisuit, a análise focou apenas as bicicletas e os calçados utilizados nas competições.
A amostra considerada foi composta pelos 50 primeiros colocados, tanto no masculino quanto no feminino, do ranking de pontos da ITU (International Triathlon Union) em 15 de janeiro de 2015.


O país com mais representantes nessa relação foi a Austrália com treze (oito no masculino e cinco no feminino) seguido por Grã Bretanha com nove (cinco homens e quatro mulheres), vindo em terceiro com sete atletas cada, EUA (três no masculino e quatro no feminino) e Japão (um homem e seis mulheres).

Ao todo tivemos atletas de 29 nacionalidades, no masculino são 20 e no feminino 23, de forma que temos 14 países com representantes nos dois rankings, sendo o Brasil um deles.
Cumpre informar que nos Jogos Olímpicos de 2016, essa modalidade terá 55 atletas tanto na prova masculina quanto na feminina, sendo que somente oito países poderão ser representados por 3 atletas, número máximo permitido. Os critérios de qualificação podem ser entendidos através do link http://www.triathlon.org/news/article/itu_announces_2016_olympic_games_qualification_system

Passando para a pesquisa de equipamentos, temos que a bicicleta mais usada é a americana Specialized, são 17 triatletas que pedalam algum modelo da marca (9 homens e 8 mulheres), a segunda marca é a espanhola BH (6 no ranking masculino e 3 no feminino) e em 3º vem a Giant com 7 (3 e 4 respectivamente).
Encontramos 43 marcas de bicicletas, as quais são de 14 nacionalidades diferentes.
O país com mais marcas é a Itália com 12, seguida dos EUA com 8.
Vale esclarecer que o fato do atleta usar uma marca de bicicleta ou mesmo calçado, não significa que ele possua o patrocínio da mesma, podendo se tratar de uma mera escolha, 

Na pesquisa sobre calçados, a liderança pertence à Asics com 34 triatletas (15 homens e 19 mulheres), seguida pela Adidas com 16 (11-5) e pela Brooks com 12 (4-8).
São 12 as marcas usadas pelos triatletas da amostra, sendo 6 delas americanas.

O estudo, além de quantificar e segmentar as marcas, busca identificar correlações que ajudem a entender melhor o mercado desses equipamentos no triathlon.
Link do estudo: http://pt.slideshare.net/jambosb/marcas-esportivas-triathlon






Nenhum comentário:

Postar um comentário