terça-feira, 15 de novembro de 2016

As marcas esportivas no futebol 2016-2017

Pelo 3º ano consecutivo, a Jambo Sport Business publicou um estudo sobre as marcas que vestem os clubes de 1ª divisão das 20 principais ligas de futebol do mundo. http://www.slideshare.net/jambosb/marcas-esportivas-nas-20-ligas-de-futebol-mais-valiosas-20162017
Nesse último, a análise teve como base os campeonatos da temporada 2016-2017 e 2016, no caso das competições que se iniciam e findam no mesmo ano. No estudo, detectou-se que 55 marcas forneceram uniformes para os 368 clubes que fizeram parte da amostra.

Apesar de estar com seis clubes a menos do que na temporada passada, a Nike ainda é a marca mais presente ao vestir 79 times. Nessa temporada, a marca norte-americana conseguiu melhorar sua participação no campeonato alemão, onde passou a ser a marca mais presente, mesmo não tendo clubes com grande representatividade. Já no campeonato inglês, outro ponto de fragilidade detectado no estudo passado, a situação permanece igual, se mantendo como fornecedora da seleção e do Manchester City, ao passo que a rival Adidas continua como a mais presente em número de clubes, estando entre esses o Manchester United e o Chelsea, duas das principais forças do país. Entre as 20 ligas analisadas, a Nike só não se fez representada no campeonato holandês na Major League Soccer (MLS) dos EUA, no entanto, permanece como fornecedora de material esportivo das seleções desses países.
Em 2º lugar continua a Adidas com 74 times – cinco a menos do que em 2015-16. Perdeu ainda a liderança que detinha na Alemanha e na Argentina, embora se mantendo como fornecedora da seleção desses dois países.
Já na 3ª posição, tomando o lugar da Puma, aparece a Joma com 26 equipes, valendo ressaltar o crescimento expressivo da marca espanhola, percebe-se ainda uma forte concentração da marca na Europa, onde estão 96,2% dos clubes do seu portfólio. 
Num processo inverso aparece a Puma na 4ª colocação com 22 equipes, empatada com a Umbro.
Em seguida aparecem Kappa com 15 equipes, Macron, com 12, ultrapassando a Lotto que se mantém com 11 times.
Completam as TOP 10: Hummel e a Under Armour com sete clubes cada. 
Desde que o estudo é realizado, a temporada atual é a que teve o menor número de equipes sem fornecedor, apenas uma. 
Quando se restringe a análise às 5 ligas mais valiosas: Premier League (Inglaterra), Bundesliga (Alemanha), La Liga (Espanha), Seria A (Itália) e Ligue 1 (França), liderança fica dividida entre Nike e Adidas vindo a Joma em 3º lugar.
Caso se considere os 30 clubes que mais faturaram em 2014-15, de acordo com o relatório Football Money da Deloitte, a Adidas continua como a marca mais presente, seguida por Nike e tendo a Puma como terceira.
O estudo traz ainda uma avaliação individual por país e foca o desempenho das principais marcas, inclusive reserva um slide para as marcas brasileiras, coincidentemente, as mesmas que estiveram no trabalho anterior.
Assim vemos que a Lupo só fornece para clubes brasileiros, a Topper está presente tanto no Brasil quanto na Argentina, enquanto a Penalty está nesses dois países e no Japão. No somatório das três marcas nacionais constata-se um acréscimo de dois clubes, contudo, as perdas do Vélez Sarsfield que deixou a Topper pela a Umbro, a qual por sua vez tomou o Cruzeiro da Penalty, influenciaram qualitativamente o cenário das marcas brasileiras. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário