terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O blog mudou de nome

Em outubro de 2017 resolvi colocar em prática uma decisão que vinha sendo amadurecida há algum tempo: a de mudar o nome do blog de Halfen Marketing Esportivo para Halfen Marketing & Gestão.
Na verdade, o título antigo destoava do meu discurso acerca do marketing, visto ter sempre preconizado que antes de se focar algum segmento, seja ele esportivo, político, bens de consumo, varejo, etc., é fundamental entender o que é marketing. 
Em 2009, ano da primeira publicação com o sugestivo título “A vulgarização do marketing”, por estarmos às vésperas dos megaeventos esportivos, considerei a oportunidade de escrever sobre o marketing utilizando o esporte como forma de ilustrar os conceitos que seriam desenvolvidos nessa plataforma.
Se fizermos um exercício de comparação com outros veículos que falam realmente sobre marketing esportivo, veremos que esse aqui é bastante diferente, pois não dá ênfase às notícias, tampouco explora exclusivamente o esporte, já que inclui em seu conteúdo muitos casos ocorridos no mundo corporativo. 
A incorporação da palavra gestão ao nome ocorreu por entender que a área de marketing contempla e necessita de conhecimentos e interações com outras, tais como recursos humanos, finanças, operações, TI e até jurídica, entre outras. Não adiantava, contudo, ter um posicionamento definido com um nome que pudesse causar algum tipo de confusão acerca do conteúdo oferecido.
Ainda que o complemento “esportivo” tenha talvez ajudado na popularização da plataforma, isso pouca diferença faz, já que em busca da isenção editorial, o blog nunca teve fins comerciais, não admitindo sequer links patrocinados.
Com a troca de nome, o blog tenta se consolidar como uma ferramenta voltada para dois grandes públicos: 

  • os que gostam de esporte e querem refletir sobre gestão;
  • os que gostam de ler sobre gestão e acham interessante o exercício de aplicar os conceitos num ramo de atividade ainda pouco maduro sob esse prisma, e mais próximo do dia a dia do leitor.
A justificativa para estar escrevendo apenas hoje sobre a mudança, quase três meses depois de ocorrida, se deveu ao tempo que foi dedicado à análise comparativa de indicadores de audiência e também ao fato de querer iniciar o ano com a comunicação oficial de um fato novo.


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